Economista do Ibmec fala sobre a origem da Black Friday

Publicado em 03/12/2015 às 08h44

Economista do Ibmec/RJ fala sobre a origem da Black Friday e dá dicas para aproveitar as ofertas e sobreviver à crise econômica

Dia 27 de novembro comemorou-se a Black Friday ou Sexta-feira Negra. Para muitos é dia de fazer compras com grandes descontos no Brasil e no mundo. A ideia surgiu nos Estados Unidos e se popularizou como data do comércio nos anos 90. O primeiro dia após o feriado do Dia de Ação de Graças é o dia das maiores liquidações do ano no comércio. Segundo o economista e professor de Finanças do Ibmec/RJ, Gilberto Braga, “especula-se que seja um movimento para limpar os estoques e renovar os itens para o Natal, que acontece um mês depois”.black friday, economista, brasil, friday, black, sobre
O costume de usar o dia da semana associado a expressão “negra” é antigo nos Estados Unidos. Na economia, por exemplo, se fala da terça-feira negra, que foi o dia 29.10.1929, em que a Bolsa de Valores de Nova Iorque quebrou. Para o economista Gilberto Braga, “seu uso não tem, a priori conotação racista. Muitos defendem, inclusive, que é uma associação “positiva” porque se pode comprar produtos muitos mais baratos”. Outros, entretanto, pensam diferente e já houve campanhas para que a data trocasse de nome, passando de Black Friday para Big Friday (Grande Sexta-Feira), mas caiu no gosto popular.
 
A vulgarização nas campanhas publicitárias no Brasil, com slogan “Black Friday todo dia”, “Black Friday antecipado” ou “Black Friday é hoje”  fez com que muitos acreditem que se trata de uma jogada de marketing e que as reduções não são nada excepcionais. A dica de Gilberto Braga é “se você está na expectativa das promoções da Black Friday no Brasil, um conselho é pesquisar antes os preços na internet e anotar tudo. Assim, amanhã você pode conferir se a liquidação é para valer ou se é para enganar trouxa, ou “vender pela metade do dobro”.
 
Em tempos de crise, o recomendável é não fazer gastos por impulso. O professor Gilberto Braga falou com sobre planejamento financeiro familiar na primeira edição o Ibmec Day, realizado no dia 14/11, no campus Barra da Tijuca. Na ocasião, ele falou sobre a importância de organizar as contas para ter uma vida financeira saudável.
 
Gilberto lembrou que, há 30 anos atrás, o dinheiro era físico e muitos controlavam as despesas através dos canhotos dos cheques. Hoje há muitas maneiras de “dinheiro”: cartão de crédito, cartão de débito, banco pela internet, vale, milhagem em cartão de crédito, formas variadas de crédito e até moeda virtual.
 
Hoje a sensação de bem estar é medida pela capacidade de consumir. Para Gilberto Braga, “o planejamento financeiro familiar funciona como uma programação do cérebro de membros da família”. Na hora de se organizar, vale encontrar o melhor meio: planilhas eletrônicas, agenda pessoal, quadro de avisos. Separando as despesas fixas das variáveis e estabeleça metas para as despesas.
 
“Caso já tenha dívidas, negocie e concentre-as em um único devedor. Quebrar os cartões de crédito e buscar ajuda especializada, além de envolver a família toda no planejamento pode ser uma boa solução. É fundamental ter uma reserva de emergência, se possível, com valor que corresponda a mínimo de 3 meses de orçamento doméstico”, acrescentar o professor de Finanças do Ibmec/RJ.
 
Como não há educação financeira tradicional nas escolas brasileiras, muitos pais ainda tem dúvida com relação à mesada. Mas Gilberto Braga é a favor da mesada, “um ótimo mecanismo de educação financeira. O valor vai varia de acordo com as características de cada família, mas isso faz com que a criança tenha responsabilidade com o dinheiro desde pequena”, acrescenta.
Categoria: O que é Black Friday
Tags: Black Friday, O que é Black Friaday, Origem Black Friday

voltar para Black Friday Blog

left show tsN fwR uppercase b01s bdt|left tsN fwR uppercase b01s bdt|left show fwR uppercase fsN bsd b15w tsY|bnull||image-wrap|news normalcase c05|fsN b01 bsd fwR c05 normalcase|b01 c05 bsd|login news c05 normalcase|tsN fwR b01 bsd normalcase c05|b01 c05 normalcase bsd|content-inner||